Willkommen

für unsere deutschsprachigen Fans gibt es unseren neuen Blog
whiskyfidomona.blogspot.com
Vielen Dank und Viel Spaß


Benvenuti sul nostro blog,

avete sentito parlare di noi? Siete amanti degli animali? Vi piacciono i lunghi cicloviaggi? Le avventure? Ebbene allora siete capitati giusti. Qui potete seguirci sul nostro tragitto per l´europa e sapere tutto sul viaggio straordinario, buona lettura.


Sonntag, 26. April 2009

COSA SCRIVE LA STAMPA: JORNAL DE NOTICIAS



Pedalada para salvar animais

2009-04-06

ZULAY COSTA
Um italiano e uma alemã quiseram ajudar a combater o problema dos animais desprotegidos e fizeram-se à estrada. De bicicleta, e na companhia de três cães, para não passarem despercebidos.
Deixaram os empregos, a família e o conforto da casa por algo que consideram ser uma "missão": percorrer a Europa de bicicleta, alertando para o problema dos animais abandonados. Ao todo, serão cerca de 14 mil quilómetros a pedalar, que demorarão 14 meses a cumprir.
A ideia começou a desenhar-se em Agosto do ano passado, no sul de Itália, onde o casal Toni Aematteis (italiano) e Sabine Knoll (alemã) residem. Do pensar ao fazer, foi um instante. Perante um problema "urgente" fizeram-se à estrada acompanhados por três dos dez animais abandonados (quatro cães e seis gatos), que começaram a recolher há quase oito anos.
Por estes dias circulam nas vias do Centro do país, ao lado da Mona, do Whisky e do Fido, os rafeiros "fiéis" a esta aventura. Para além das bicicletas e cestos para os animais descansarem, Toni e Sabine rebocam ainda quase 200 quilos de mantimentos, roupa, tenda de campismo e material de sobrevivência como lanternas e utensílios de cozinha.
"É uma aventura mas também uma missão", diz ora em Italiano ora em Inglês, Toni, de 49 anos. "Deixámos o conforto da casa, a água quente e a cama confortável e agora vivemos numa tenda. Às vezes, as pessoas ouvem falar da iniciativa e oferecem-nos parte da casa para passar a noite, mas só aconteceu sete vezes", conta, apontando como principais dificuldades, além das saudades dos familiares e dos amigos, o frio ou o calor em excesso.
Já encontraram outros problemas. No sul de Espanha roubaram-lhes uma bicicleta. "São criadas de propósito para esta viagem, por causa dos cestos para os cães e da robustez necessária para carregar muito peso. Estivemos quase para desistir e voltar para casa. A empresa que nos fez as bicicletas mandou outra, mas demorou três semanas".
Em França, as coisas também se complicaram. "O dinheiro que tínhamos poupado acabou". Desde então param nos centros das cidades e, para além de divulgar a "necessidade de ajudar os animais abandonados", pedem donativos: "Quando explicamos o objectivo dão-nos força e algumas ajudam. Tem sido suficiente e não pensamos desistir".
A primeira aventura de Toni foi em 2006: cinco meses a pedalar pela Europa descritos em livro. Um outro sairá após este passeio. Até lá pode ver o que acontece em www.tonisabine.blogspot.com.
Artigo Parcial

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1192792&page=-1 

Donnerstag, 16. April 2009

DIARIO DI BORDO: ULTIMI GIORNI IN PORTOGALLO

E qui un po di statistica, per gli appassionati di cicloviaggi, accompagnati e non dai loro cani. Siamo a Caminha nel nord del Portogallo, prossimi alla Spagna, a 130 km da Santiago de Compostela, quindi 247 giorni dalla partenza da casa a Matino (LE) .

ITALIA costa tirrenica     2038 km     74 giorni         dal 16.08. al 29.10.
FRANCIA costa sud           883 km     31 giorni          dal 29.10. al 29.11.
SPAGNA costa sud            2133 km   102 giorni         dal 29.11. al 11.03.09
PORTOGALLO                   921 km     40 giorni         dal 11.03. al 19.04.

In tutto abbiamo percorso 6000 km arrotondati(5995) abbiamo sostato 41 giorni per pioggia, vento forte, e per il furto della mia bici.I cani sono stati bene, e siamo usciti sui giornali Italiani, Monaghesco, Francesi, Spagnoli e Portoghesi, e altretanto tv, ci hanno fatto approssimativamente dei conti, ci hanno visto e letto circa 5.500.000 di persone...stiamo facendo molto bene la nostra missione, e siamo solo a metá strada!!!!











Freitag, 10. April 2009

COSA SCRIVE LA STAMPA: ANDA (PT)

A viagem continua

Europa de bicicleta pelos animais

10 de abril de 2009




Antonio de Matteis, italiano, e Sabine Knoll, alemã, são um casal que partiu do sul de Itália de bicicleta, para uma jornada pela Europa Ocidental. O intuito é o de sensibilizar as pessoas para a causa dos animais abandonados. Nesta quinta-feira partiram da cidade do Porto em direção a Viana do Castelo e numa pausa na Póvoa do Varzim revelaram ao TVI 24 que “os portugueses têm recebido a iniciativa com muita curiosidade”.
No dia 22 de Agosto de 2008 saíram da pequena cidade de Ostuni para cumprir um trajeto de cerca de 13 mil quilômetros, em 14 meses, por oito países, Itália, França Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Áustria. Levam apenas dois carros atrelados às bicicletas e estão acompanhados pelos três cães. Especialmente para esta jornada criaram ainda um blog onde publicam uma espécie de diário online.
A viagem nasce, como explica Antonio, “da ideia de percorrer a Europa em bicicleta. Sabina concordou, mas não sem levar os cães”. “Quando os cães ou os gatos são muito pequenos as pessoas acham-lhes muito bonitinhos, mas depois crescem e já não acham tanto”. Por isso, esta “é uma oportunidade para passar a mensagem de que quando se adota um cão ou um gato tem que ser para a vida toda. Não se trata de um jogo, é um ser vivo”.
Reações das pessoas
Durante os 5.800 quilômetros, já percorridos, as reações daqueles que os vêem passar são muito diversas, “há aqueles que nos olham como um casal de turistas estranho e os que batem a mão contra a nossa”, no entanto “são poucos aqueles que acham que esta iniciativa não traz nada de bom”.
Há também os que os acusam de que, mesmo estando a lutar a favor dos animais, estão “a obrigar os animais a um grande esforço na caminhada”. Mas Antonio explica que “percorremos apenas 25 quilômetros por dia e nunca mais de três horas”. De qualquer forma “estes são cães que não estão habituados a ficar deitados, são bastante ativos”.
Suporte das despesas
Para uma jornada como esta é preciso tempo, mas também dinheiro. Antonio garante que “não temos qualquer tipo de ajudas financeiras. Todas as despesas saem do nosso bolso”. A única ajuda partiu “de um patrocinador que nos ofereceu as bicicletas”. Depois também há “as pessoas que nos dão pequenos donativos na estrada”.
Antonio fez questão de contar que foi bastante apoiado em Portugal “por algumas instituições de defesa dos animais e também por alguns particulares que nos ajudaram inclusivamente com um teto”, já que o casal tem dormido numa barraca. Inicialmente o casal ainda pediu ajuda a uma instituição italiana de grande dimensão, “mas recusaram talvez por não acreditar que o fossemos mesmo fazer”.
Bicicleta roubada em Espanha
Durante a viagem foram várias as peripécias por que passaram, no entanto “de vários episódios engraçados que tivemos se calhar lembro-me mais rapidamente de um que não foi tão bom”. Na Espanha “a bicicleta de Sabine foi roubada, o que nos deixou preocupados, mas logo nos enviaram outra”.
Antonio de Matteis e Sabine Knoll que em Portugal já passaram por Faro, Lagos, Aljezur, Sines Tróia, Setúbal, Barreiro, Lisboa, Santarém, Leira, Figueira da Foz, Aveiro e Porto, seguem sexta-feira em direção a Viana do Castelo.
Fonte: IOL

http://www.anda.jor.br/2009/04/10/europa-de-bicicleta-pelos-animais/ 

Dienstag, 7. April 2009

COSA SCRIVE LA STAMPA: VIDEO DI VIMEO


Casal atravessa a Europa pelos animais from rleiria on Vimeo.

DIARIODI BORDO: PORTO



Piano piano siamo arrivati a Porto, una bellisima citta, dopo qualche giorno di pioggia abbiamo trovato qui il sole e tanta gente ospitale, chi ci batte le mani, chi ci augura buon proseguimento, chi ci offre da bere o da mangiare, o semplicemente un sorriso. Siamo "ricercati" dalla stampa e delle tv, e questo ci fa piacere. Tante le persone che ci chiamano al cellulare, per offrirci la loro ospitalita, e per ringraziarci per quel che stiamo facendo, con dei gesti che ormai credevo fossero scomparsi. Quando attraversiamo le citta, siamo come la calamita, attiriamo l'attenzione di tutti, specie chi ci conosce dai giornali o dalle tv, ormai non siamo piu soli qui in Portogallo. Oggi siamo ospiti di Helena Pessoa dell'associazione Pata Vermelha (zampa rossa), aiutano gli animali domestici dei canili o delle persone private con dei farmaci, fanno un grande lavoro ,
http://www.patavermelha.com
con sede a Porto.
Un saluto affettuoso a Marta di Faro, a Lilo, a Maria di Lagos, a Lurdes e Armando di Aljezur, A Leonor e Felipe di Setubal, a Gloria e João Afonso di Cacia, ancora grazie a voi tutti per averci aiutato nel nostro tragitto attraverso il Portogallo, dico questo perche ormai saremo ancora solo pochi giorni in questa terra straordinaria come la sua gente.




Sonntag, 5. April 2009

COSA SCRIVE LA STAMPA: ATIVISMO (PT)



Europa: Pedalada para salvar animais


Dom, 05 de Abril de 2009 20:07 Jo
bicileta3.jpgvejam o blog dos viajantes em www.tonisabine.blogspot.com
ZULAY COSTA
Um italiano e uma alemã quiseram ajudar a combater o problema dos animais desprotegidos e fizeram-se à estrada. De bicicleta, e na companhia de três cães, para não passarem despercebidos.
Deixaram os empregos, a família e o conforto da casa por algo que consideram ser uma "missão": percorrer a Europa de bicicleta, alertando para o problema dos animais abandonados. Ao todo, serão cerca de 14 mil quilómetros a pedalar, que demorarão 14 meses a cumprir.
A ideia começou a desenhar-se em AgostoAematteis (italiano) e Sabine Knoll (alemã) residem. Do pensar ao fazer, foi um instante. Perante um problema "urgente" fizeram-se à estrada acompanhados por três dos dez animais abandonados (quatro cães e seis gatos), que começaram a recolher há quase oito anos.
Por estes dias circulam nas vias do Centro do país, ao lado da Mona, do Whisky e do Fido, os rafeiros "fiéis" a esta aventura. Para além das bicicletas e cestos para os animais descansarem, Toni e Sabine rebocam ainda quase 200 quilos de mantimentos, roupa, tenda de campismo e material de sobrevivência como lanternas e utensílios de cozinha.
"É uma aventura mas também uma missão", diz ora em Italiano ora em Inglês, Toni, de 49 anos. "Deixámos o conforto da casa, a água quente e a cama confortável e agora vivemos numa tenda. Às vezes, as pessoas ouvem falar da iniciativa e oferecem-nos parte da casa para passar a noite, mas só aconteceu sete vezes", conta, apontando como principais dificuldades, além das saudades dos familiares e dos amigos, o frio ou o calor em excesbicicleta.jpgso.
Já encontraram outros problemas. No sul de Espanha roubaram-lhes uma bicicleta. "São criadas de propósito para esta viagem, por causa dos cestos para os cães e da robustez necessária para carregar muito peso. Estivemos quase para desistir e voltar para casa. A empresa que nos fez as bicicletas mandou outra, mas demorou três semanas".
Em França, as coisas também se complicaram. "O dinheiro que tínhamos poupado acabou". Desde então param nos centros das cidades e, para além de divulgar a "necessidade de ajudar os animais abandonados", pedem donativos: "Quando explicamos o objectivo dão-nos força e algumas ajudam. Tem sido suficiente e não pensamos desistir".
A primeira aventura de Toni foi em 2006: cinco meses a pedalar pela Europa descritos em livro. Um outro sairá após este passeio. Até lá pode ver o que acontece em www.tonisabine.blogspot.com. do ano passado, no sul de Itália, onde o casal Toni
fonte;